ENEM Seriado: Alunos do 1º ano já podem participar em 2021

O INEP anuncia o ENEM seriado a partir de 2021, de acordo com a portaria do INEP e acontecerá em várias edições ao longo do ano, a prova tradicional continuará sendo aplicada nos dois formatos digital e impressa até 2026, depois só no formato digital.

Novo SAEB

Uma reformulação abrangente irá transformar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em um processo mais ágil, com informações mais precisas e por escola, para intervenções pedagógicas em tempo mais curto.

Uma reformulação abrangente irá transformar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em um processo mais ágil, com informações mais precisas e por escola, para intervenções pedagógicas em tempo mais curto.

Atualmente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicada de dois em dois anos a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Com a portaria publicada o sistema de Avaliação da Educação Básico (Saeb) passa a ser anual.

Nesta nova versão do, as provas serão em papel para os 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental e eletrônicas do 5º ano em diante. No futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento sorteará a próxima questão, baseada na resposta que o aluno deu no item anterior. Cada avaliação, portanto, será única para cada estudante. O exame feito pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Enem Seriado: mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior

As provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada série desta etapa de ensino, que poderá ser utilizada para ingresso na universidade. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série do ensino médio em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

O Enem Seriado será implementado para os estudantes da primeira série do Ensino Médio; e a cada ano haverá a inclusão das demais turmas até completar o ciclo, e o estudante ter as três etapas com as respectivas notas.

A inscrição para o Enem Seriado é voluntária, podendo dele participar qualquer

interessado, que preencha os requisitos dispostos do edital do programa.

Os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição, cujo valor será fixado anualmente pelo Inep, destinada ao custeio dos serviços pertinentes

à elaboração e à aplicação das provas, bem como ao processamento de seus
resultados.

Enem Seriado terá isenção de taxa?

O Enem seriado terá isenção do pagamento da taxa de inscrição para:

  • Os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino,
    matriculados em instituições públicas de ensino declaradas ao censo escolar da educação básica;
  • Aqueles que se enquadrarem no disposto nos incisos I e II do parágrafo
    único do art. 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013, obedecidos os requisitos complementares estabelecidos no edital do Exame;
  • Os que se declararem membros de família de baixa renda, nos termos do
    Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Acessibilidade

A aplicação do Enem levará em consideração as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, assim como as políticas de educação
nas unidades prisionais.

Para que servem as notas do Enem Seriado?

O Inep estruturará um banco de dados e emitirá relatórios com os resultados individuais do Enem, que poderão ser disponibilizados aos órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Educação, para uso em programas governamentais, tais como Sisu, Prouni e Fies.

O Inep disponibilizará um boletim individual ao participante do Enem, o qual conterá informações referentes aos seus resultados.