II Encontro de Práticas inclusivas no Ensino Superior – EPIES

A Universidade Regional do Cariri – URCA, realizou nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2019, o II Encontro de Práticas Inclusivas no Ensino Superior – EPIES, evento que faz parte do calendário oficial da URCA.

A Solenidade de abertura ocorreu no Salão de Atos, Campus Pimenta, contando com a presença do Vice Reitor, Professor Carlos Kleber, da Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URCA, Marla Vieira, Pró Reitora de Assuntos Estudantis PROAE, Profa. Dra. Socorro, representante da Pro reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, Profa. Antônia Carlos, da Proa. Ms. Luciana Macêdo, Membro Gestor do NUARC e coordenadora do evento e do Prof. Ms. Fábio Alexandre, Membro do NUARC e Coordenador do evento.

O II Encontro de Práticas Inclusivas no Ensino Superior, tem como principal objetivo discutir ações inclusivas no âmbito acadêmico, possibilitando trocas de vivências e conhecimentos entre docentes, discentes e pesquisadores que englobam o universo das ações inclusivas.

A inclusão é um processo complexo e que necessita de ações transformadoras e realistas que possam a vir promover a conscientização do direito de todos à educação. O movimento de incluir estudantes com necessidades especiais na universidade é uma forma de tornar a sociedade mais democrática, sendo papel de todos os cidadãos transformar as instituições de ensino em espaços legítimos de inclusão.

No Ensino Superior, a prática inclusiva é mais recente. Isto porque, com a ampliação do acesso dos alunos na educação básica e sua consequente progressão para o ensino superior, mais alunos têm chegado às universidades. Este novo panorama exige das instituições de ensino superior o desenvolvimento de politicas de apoio e acompanhamento com ações que ultrapassam a disponibilidade de vagas.

A luz da legislação vigente , os requisitos legais de avaliação e reconhecimento de cursos exigem evidencias concretas de práticas inclusivas no ambiente universitário.